segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Trabalho de texto

Na nossa sala, com alguma periodicidade, trabalhamos o texto. As crianças chegam à escola com novidades, pequenas notícias ou outras informações e eu (a educadora-escriba de serviço) escrevo o que eles relatam! Depois de escrito o texto eles pegam na folha, reescrevem por baixo e ilustram. Mais tarde, e em pequenos grupos, escolhemos um texto para trabalhar: em género, em número, pessoa, etc. São sempre momentos muito ricos ao nível do desenvolvimento linguístico de cada criança.


Esta semana as novidades eram imensas... as lembranças das férias resultaram em longos relatos noticiosos. A nossa sala está repleta de bonitos textos. Só falta agora trabalharmos um! Tenho certeza que a escolha vai ser difícil. A sorte é que até ao final do ano, todos os autores vão ver os seus textos trabalhados!

3 comentários:

  1. É blog bonito atrás de blog, neste colégio...
    Agora mais este, que a nós que conhecemos a educadora Marta, não nos espanta.
    Ao ler este post logo me vieram à memória os "trabalhos de texto" que até há poucos meses gostámos tanto de trabalhar...

    Parabéns por mais esta iniciativa e continuação de um excelente trabalho,
    da mãe e filho-ATL ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu continuo a ficar espantada com as evoluções do M. e claro muito orgulhosa ;)
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Sofia, ao ver este post também me recordei dos trabalhos de anos passados.
    Que sorte a destes meninos em terem esta educadora-escriba de serviço.
    Bjs e continuação de bons textos.

    ResponderEliminar