domingo, 24 de janeiro de 2010

O interesse pela escrita na nossa sala

Cada dia que passa se nota mais interesse por descobrir e descodificar este código que os adultos usam para comunicar. O ambiente rico em literacia, ou seja um ambiente que promove o desenvolvimento da linguagem escrita faz com que as crianças se apercebam naturalmente das funções da escrita e demonstrem interesse em também elas utilizar este meio de comunicação.

Há uns dias o Pedro B. pediu à Marta para aprender a escrever algumas palavras do seu interesse: "casa", "pessoa" e "máquina fotográfica" eram as palavras escolhidas. Peguei numa folha e escrevi as palavras que me pedia, em seguida desenhei essas mesmas palavras para ajudar a identificar cada uma delas.

Ao mostrar o trabalho aos amigos, o Pedro fez com que várias crianças se motivassem para esta actividade: cada uma delas tinha uma palavra que gostava de escrever. Em pouco tempo, o resultado foi a oficina da escrita cheia de meninos com vontade de aprender a escrever. Um momento delicioso, sem dúvida.
a

Aqui ficam alguns desses trabalhos, infelizmente não tenho fotos do momento em que cada um pegava na sua folha e desatava a desenhar letras, com a certeza de que aquelas palavras podiam ser lidas por alguém. O momento foi tão rico e absorvente que nem me lembrei da máquina! ;-)

2 comentários:

  1. Parabéns Marta pelos progressos e sucessos das variadas actividades que tanto animam estes meninos e, quase sem se darem conta, os leva à aprendizagem e ao cultivar do gosto pelo conhecimento.

    … e tão contentes que eles estão sempre.

    Beijinhos pelos pais da CN

    ResponderEliminar
  2. Adorei ver os trabalhos de escrita, que hoje pela manhã, abundavam nas paredes da sala. Que orgulho destes meninos que estão tão crescidos!

    ResponderEliminar