domingo, 31 de março de 2013

Brincar

Na nossa sala privilegiamos o brincar como a atividade mais importante e crucial do desenvolvimento humano, porque acreditamos que a brincar a criança apropria-se do mundo à sua volta e através da brincadeira explora, descobre, experimenta...
Toda criança tem direito a brincar. Segundo Chamboredon e Prévot (1973) brincar é o ofício da criança. Este direito foi incluído na Declaração das Nações Unidas dos Direitos da Criança em 1959 e reiterado em 1990, quando a ONU adotou a Convenção dos Direitos da Criança. No artigo 31 da Convenção estabelece-se que “1. Os Estados Partes reconhecem à criança o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e actividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística”. Brincar é uma atividade social muito importante para as crianças e é nuclear para a construção das suas relações sociais e das formas coletivas e individuais de interpretarem o mundo (Borba, 2005). in Crianças têm Direitos.
O papel do educador é garantir que as crianças brinquem!Promover espaços e tempos de brincadeira. Dar às crianças oportunidades de estebelecer relações sociais, descobrirem os seus interesses e ampliarem as suas possibilidades de brincadeira.  
Brincar é a forma fundamental das crianças desfrutarem da sua infância. É essencial para a sua qualidade de vida como crianças.

1 comentário:

  1. "Quando for grande quero ser brincador", como eu queria...Belos momentos :-).

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