terça-feira, 28 de outubro de 2014

Porque é que é importante lavar bem as mãos?

A Susana, mãe da Sofia, propôs vir à nossa sala fazer uma experiência que nos ajudasse a perceber porque é que é importante lavar as mãos. Ficámos verdadeiramente entusiasmados com a ideia, até porque temos andado a falar de micróbios e isto ainda é tudo muito novo para nós! 


Para fazermos esta experiência precisámos de terra, água, papel para limpar as mãos (vulgos Kleenex), lupas e sabão. "Ao redor da mesa grande" ouvimos a Susana. 


Primeiro sujámos bem as mãos na terra. Esta parte da experiência foi vivida de forma muito diferente pelas crianças. Houve quem adorasse e houve quem nem se chegasse perto da terra. 


Depois limpámos as mãos com lenços de papel, sacudimos e à vista parecia que as nossas mãos já estavam limpinhas!!!


Mas fomos ver ao pormenor, com a ajuda de algumas lupas e descobrimos que ainda tínhamos restinhos de terra nas mãos, as unhas estavam muito sujas, e provavelmente os tais micróbios que não se veem também lá deviam andar a passear! 


Ouvimos, então, a Sofia a explicar como se lavam bem as mãos. Vimos a sua demonstração de higiene com cuidado e atenção e de seguida deitámos mãos à água e ao sabão e lavámos as mãos bem lavadinhas. No final a água estava mais escura, dando a perceber que as nossas mãos estavam  sujas mesmo não parecendo. A Susana ajudou-nos a perceber porque é que é tão importante lavar as mãos. Afinal, às vezes o que parece, não está certo! Obrigada Susana por esta manhã tão significativa para todos. 

2 comentários:

  1. Obrigada eu, por me terem recebido tão bem!

    ResponderEliminar
  2. Que experiência tão gira!! De certeza que foi mesmo muito divertido e que aprenderam bastante!
    Ficamos à espera de uma partilha :) Adoro!!

    ResponderEliminar