quarta-feira, 27 de maio de 2015

"Será que existem joaninhas amarelas?"

Foi assim que tudo começou... numa conversa da manhã a Madalena B. disse que tinha visto uma joaninha amarela. O David argumentou imediatamente, dizendo que na realidade não existem joaninhas amarelas. A Madalena insistia e o David recusava. O conflito estava lançado... nós gostamos quando entramos em conflito cognitivo. A etapa seguinte foi fácil... "bem, se não temos certeza da resposta, então temos de fazer um projeto para descobrirmos se existem ou não joaninhas amarelas!"  À Madalena e ao David juntaram-se a Maria Leonor, a Beatriz C., o Afonso L., o João e a Beatriz R. todos com vontade de descobrir mais sobre esta espécie. 


As descobertas foram muitas... então não é que há mesmo joaninhas amarelas!!! E também há verdes, laranjas, com pintas, sem pintas!!! Na verdade há mais de 4000 espécies de joaninhas no Mundo! Descobrimos depois que as joaninhas são boas para a agricultura, porque comem pulgões e piolhos que estragam os cultivos. Pudemos ver joaninhas no microscópio e ainda desenhámos joaninhas ao vivo. Também ficámos a conhecer o ciclo de vida da joaninha, quanto tempo ela vive e ainda que hiberna no inverno. 



Foram tantas as curiosidades descobertas que depois quisemos partilhar tudo com as salas da Carmo e Marta R.

7 comentários:

  1. Adoro os vossos projetos. Parabéns pelo trabalho fantástico que faz com as suas crianças :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Silvana! É bom lermos feedback tão positivo! Continue a passar por aqui!

      Eliminar
  2. Gostaria de saber como é organizado o processo da pesquisa, ou seja, se os pais participam na pesquisa, se a mesma é realizada em pequeno ou grande grupo, se são as crianças que vão à procura de materiais... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana, para cada projeto encontramos diferentes formas de pesquisa. Alguns pedimos ajuda aos pais, outros pesquisamos na internet (computador da escola),outras vezes perguntamos às outras sala. Em todos os projetos vamos à biblioteca da escola ver nos livros e enciclopédias ou antigos projetos já realizados por outros grupos se encontramos informação. Geralmente fazemos esta pesquisa com um peq. grupo do projeto. Os projetos são sempre realizados em pequeno grupo. É raro termos um projeto coletivo porque os interesses das crianças são sempre muito diferentes e vastos. este processo de pesquisa é sempre feito com as crianças.

      Eliminar
    2. Obrigada Marta. Continuação de um bom trabalho :)

      Eliminar
  3. Espetacular! Adorei!
    Excelente trabalho de todos. Também pensava que só havia joaninhas vermelhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paulo! A riqueza desta metodologia é mesmo essa... estamos sempre a aprender!

      Eliminar