quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Fizemos chuva na nossa sala!!!

No âmbito do projeto "Como é que a chuva cai?" decidimos fazer uma experiência na nossa tarde dedicada às ciências. Para realizarmos a experiência precisámos de um fogão elétrico para aquecer a água, um pote/frasco transparente - usámos um aquário redondo, um prato e gelo. Antes de começarmos a experiência o Manel e a Beatriz - duas das crianças que estão a desenvolver este projeto - explicaram aos amigos o Ciclo da Água.  


Aproveitámos esta experiência para fazermos várias observações. Em primeiro lugar pusemos a água a aquecer e percebemos o processo da evaporação da água, ao observarmos o vapor de água. De seguida deitámos a água quente no aquário. 


Depois tapámos o aquário com um prato e colocámos pedras de gelo em cima do prato. Ao observarmos o aquário, percebíamos que a água continuava a evaporar. 


No prato muitas gotinhas de água se foram formando. Em contacto com a superfície fria, o vapor condensa e formam-se gotas de água. Isto é o que acontece quando a água evapora com o calor: o vapor sobe e encontra o ar frio, condensa e cai como chuva.


Incrível como delirámos com este fenómeno de fazer chuva na nossa sala. No final aproveitámos ainda para explorar o gelo e perceber que este em contacto com temperaturas mais altas derrete e transforma-se em água! 


Uma tarde de experiências divertidas e muito esclarecedoras!

1 comentário: