sexta-feira, 18 de março de 2016

No Páteo Alfacinha fomos muito felizes!

Esta semana tivemos uma das mais fantásticas visitas de estudo de sempre. Fomos ao Páteo dos Pequeninos. E o que é isso do Páteo dos Pequeninos «O “Páteo dos Pequeninos” é um programa educativo do Páteo Alfacinha, direcionado para crianças. Este projeto tem como objetivo dar a conhecer as tradições da cidade, proporcionando vivências lúdicas e didáticas em espaços reveladores da identidade lisboeta.»

À chegada, esperava-nos uma breve sessão de cinema preparada com cenas selecionadas de alguns filmes portugueses. As várias personagens retratadas pelos atores de comédia portuguesa dos anos 30 a 50 transportaram-nos no tempo, criando o ambiente perfeito para as novas aprendizagens. Assim começou a viagem ao passado lisboeta.


No Páteo Alfacinha nada é descurado, desde a Rosa, a lavadeira que por ali anda e cumprimenta toda gente com os seus encantos, ao pão que é servido quente a meio da manhã, à pequena casa mobilada, ao coreto no meio do pátio, aos jogos de mesa que repousam no café.

No Páteo Alfacinha encontramos espaços de uma beleza única: a Capelinha de Santo António de Lisboa, a Sala dos Pregões, o Salão Nobre, o Jardim de Inverno, a Tasca, a Padaria, a Casa da Mariquinhas, a Mercearia, a Barbearia, a Horta, o Coreto, a Galeria de Arte, a Cervejaria e a Oficina de Azulejos, entre outros.

Foi no Jardim de Inverno que arregaçámos as mangas e mergulhámos no mundo da cerâmica. Que atelier maravilhoso. Logo que chegámos foi nos explicado de onde surge o barro. Que ele pode existir perto das nossas casas, que basta cavar bem fundo que provavelmente encontraremos barro. Não seria com esse que iríamos trabalhar hoje, mas não deixámos de poder observar como é esse barro tosco e de aspeto sujo que encontramos por aí. 


Com as mãos no barro, aprendemos algumas técnicas que nos permitiram fazer as mais variadas peças de cerâmica. No jardim de inverno houve silêncio e houve magia... as crianças estavam tão deslumbradas com todas as técnicas que aprendiam, tão envolvidas que consegui sentir a respiração de cada uma e a voz calma da nossa atelierista que nos cativou desde o primeiro segundo. 


Seguiu-se um momento para lavarmos as mãos e foi à moda antiga, entre sorrisos e pequenos saltinhos de euforia que tudo aconteceu!


Dali, partimos para o páteo, onde nos esperavam as outras turmas com pão quente. Cada grupo tivera uma experiência rica como a nossa. A Sala da Carmo fez o pão na padaria, a Sala da Marta perdeu-se no mundo mágico da fotografia e o 1º Ciclo divertiu-se com as danças tradicionais portuguesas. 


Depois da pausa para o lanche os grupos voltaram a dividir-se e nós ficámos no páteo. Num maravilhoso espaço para brincadeiras tradicionais. As fotografias falam por si!


A nossa visita terminou na sala dos pregões, onde a Rosa Lavadeira fez um pequeno teatro para nós e em jeito dramatizado lavou roupa, estendeu, falou-nos sobre o seu casamento que está à porta, dançou, cantou e encantou!


Saímos do Páteo Alfacinha de coração cheio e carregadas de amor, vivências, cultura e muitas obras em barro que em breve todos levarão para casa. Saímos com vontade de regressar... afinal todos os ateliers são o máximo e ainda ficou muito por explorar. Uma visita de estudo inesquecível!

1 comentário:

  1. Deve ter sido muito giro. Gostava que a minha filhota pudesse passar por coisas semelhantes!

    ResponderEliminar