sábado, 5 de março de 2016

Os Açores no Continente

A mãe da Matilde esteve uns dias nos Açores... de regresso trouxe a mala carregadinha de tradições e culturas desta terra. A sua primeira paragem foi a nossa sala. Não podíamos estar mais felizes! Assim que chegou contou-nos um pouco sobre a sua viagem. Depois começou a mostrar-nos o que trazia para vermos. 


Primeira partilha. Nos Açores há vulcões - a maior parte estão extintos -, e desses vulcões resultaram muitas pedras. São rochas vulcânicas que se formam por arrefecimento da lava. A Margarida trouxe-nos dois tipos de rocha - umas mais escuras e pesadas e outras bem leves. Estas pedras mais leves chamam-se pedra-pomes. Depois de observarmos bem a textura e cor destas pequenas rochas, a Margarida sugeriu que fizéssemos uma experiência. A experiência dos objetos que flutuam e não flutuam. A maior parte, lembrava-se que, da última vez que tínhamos feito esta experiência, as pedras não flutuavam. O que aconteceu a seguir foi mesmo interessante. Algumas pedras afundaram outras ficaram a flutuar. Percebemos então que as pedras-pomes são muito pouco densas e por isso flutuam. 


Depois da experiência, seguiu-se um delicioso momento em que nos deslumbrámos com a cor da areia da praia dos Açores. A Margarida explicou-nos que até chegarmos à praia há muitas pedrinhas escuras e depois a areia é preta, resultante das rochas vulcânicas dos Açores. Que bom que foi sentir um bocadinho das praias dos Açores nas nossas mãos. 


Seguiu-se um momento de degustação na nossa sala. A mãe da Matilde presenteou-nos com queijo da ilha, maracujá, anonas, bolo lêvedo e massa sovada! Nhammiiiiii... não podia ter sido melhor. Claro que nos deliciámos!


A visita terminou com um momento enternecedor. O momento em que a Margarida partilhou connosco a lenda da Lagoa das 7 Cidades. Ficámos extasiados com tamanha história de amor e também ficámos a perceber o que é uma lenda. A história fez-se acompanhar de imagens da mais bonita da Lagoa dos Açores. 

Obrigada Margarida por esta manhã maravilhosa! 

3 comentários:

  1. Espetacular!!! Adoro estes momentos de partilha!

    ResponderEliminar
  2. Margarida para a próxima dá para os pais também irem? Uma kima e um queijinho iam tão bem ;)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Espetacular! Eu devo lá ir no verão...

    ResponderEliminar