sábado, 28 de outubro de 2017

Porquinho-da-índia ou Coelho?

Há umas semanas a Susana trouxe à nossa sala os seus dois porquinos-da-índia para podermos observar e fazer festinhas. Todos adoraram... mas ficaram confusos. Afinal que animal era aquele? Era um porquinho mas não faz "ronc-ronc" e mais parece um coelho. 


Os porquinhos-da-índia da Susana ficaram na nossa escola por um tempo e cada vez que passávamos por eles surgia a confusão: "Olha os coelhos!" "Não são coelhos", "São porcos?". 

Decidimos então ir pesquisar. Para a sala levei livros e imagens para vermos as características dos dois animais. Fizemos as primeiras comparações e as primeiras descobertas. 


O coelho é maior e tem orelhas compridas. O porquinho-da-índia é menor e tem orelhas pequenas. O coelho é mais comprido e gosta de saltar e o porquinho-da-índia não salta, mas consegue enfiar-se em sítios muito estreitos. O coelho guincha quando está assustado e porquinho-da-índia guincha quando está feliz ou quando tem fome. O porquinho-da-índia é roedor e o coelho não. O coelho tem patas compridas e uma cauda pequena e o porquinho-da-índia tem patas curtas e não tem cauda. 

Foram tantas as descobertas mas ainda havia confusão. Decidimos então colar as várias imagens que tínhamos dos dois animais em diferentes partes de uma folha, para nelhor percebermos quem é coelho e quem é porquinho-da-índia. 


Depois de fazermos o nosso cartaz, eu e a Susana voltámos à sala com a porquinha-da-índia da Susana e o coelho Alberto da escola e pudemos observar os dois animais para percebermos melhor as suas diferenças. 


O cartaz está exposto na nossa escola para todos poderem ver o nosso trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário