sábado, 7 de outubro de 2017

Van Gogh Alive The Experience

"A participação da criança na gestão cooperada do currículo na creche decorre da escuta ativa pelos adultos, fundada na observação e na comunicação com as crianças. A participação das famílias neste processo de escuta permite ampliar a nossa compreensão acerca dos seus filhos e das suas culturas."  (Folque, Bettencourt & Ricardo)

A família do Miguel contou-me numa troca de informação rápida de manhã que tinham ido no fim de semana ver a exposição "Van Gogh Alive The Experience" . O Miguel trazia 3 postais para mostrar aos amigos na sala. Aqueles postais suscitaram curiosidade entre o grupo...




Na sala levei-os a a observar umas imagens de quadros que temos na área da expressão plástica e fizemos a relação com os postais- Depois fui buscar um livro grande do Van Gogh à biblioteca da nossa escola e com ele uma proposta divertida. "E se pintássemos como o Van Gogh?"


Com recurso a diferentes materiais e sempre inspirados pelas pinturas originais, cada criança escolheu pintar com uma palete de cores diferentes: amarelos e castanhos como o quadro dos Girassóis ou azuis e pretos como a Noite Estrelada. Entre esfregões, pentes e muita imaginação a semana foi de inspiração e arte na nossa sala. 

Sem comentários:

Enviar um comentário