sábado, 11 de novembro de 2017

Leitura de Imagens

As paredes da nossa sala são cheias de imagens que promovem o diálogo. Imagens de animais, imagens do quotidiano das crianças e das famílias, réplicas de quadros de Arte, ilustrações que cativam e fotografias da famílias. As imagens são excelentes pontos de partida para uma conversa entre o adulto e a criança e entre crianças. Muitas vezes é aqui que surgem as primeiras palavras e é também aqui que criamos oportunidade para desenvolver vocabulário assim com os primeiros diálogos. 


Para além das imagens que temos nas paredes da sala, de vez em quando escolhemos imagens em revistas para fazermos leitura/interpretação de imagens. A partir destes recortes de revista fomentamos o diálogo. "O que estás aqui a ver?" perguntamos às crianças. As respostas podem vir por palavras mas também  através de gestos.


Depois, à frente deles (porque é fundamental que as crianças nos vejam escrever, seja em que idade for) registamos as suas descrições. Primeiro individualmente ou a pares e depois em pequenos grupos para desta forma potenciarmos o aumento de vocabulário de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário