terça-feira, 27 de novembro de 2018

O Projeto dos Dinossauros

Na nossa sala existem caixas com vários brinquedos, materiais e possibilidades de descoberta. No início do ano começámos a explorar cada uma das áreas da nossa sala, mas não foi logo que se descobriu tudo o que por lá existia. Ora, há umas semanas a caixa dos dinossauros foi descoberta. As brincadeiras intensificaram-se à volta destes animais e a curiosidade foi mais além. 


Foi então que surgiu a proposta no Diário. "Queremos saber o nome dos dinossauros" pediam algumas crianças. 


Decidimos ir à biblioteca da escola procurar informações sobre os dinossauros. A biblioteca da escola é um espaço mágico, cheio de livros e histórias para contar. Encontrámos vários livros que aproveitámos para folhear ainda neste espaço. Depois levámos os livros escolhidos para a nossa sala e continuámos a nossa pesquisa. 


Regressámos à sala e começou uma intensa produção cultural à volta do tema dos dinossauros. Surgiram desenhos à vista, pinturas, "escrita" sobre os dinossauros... uma verdadeira maravilha que fomos acompanhando com o registo das nossas descobertas. 



Aos poucos fomos construindo as páginas do nosso projeto. A questão inicial, levou-nos a construir um ficheiro sobre dinossauros, mas continuávamos a observar o verdadeiro interesse das crianças: o momento de brincar com os dinossauros. Assim, pedimos ao avô do Santiago que nos ajudasse a construir uma caixa que nos servisse de apoio às brincadeiras. A caixa chegou e, com ela, alguns objetos da natureza: pequenos troncos, pedras, "relva"... 



A nossa caixa de dinossauros estava um encanto e proporcionava agora ainda mais brincadeiras. Decidimos, então, ir ao parque em frente à escola, apanhar mais elementos da natureza para enriquecer o nosso novo espaço de brincadeiras. 


A semana foi rica em atividades, brincadeiras e descobertas e só podia culminar com o momento de divulgação do nosso produto cultural. Assim, na sexta-feira, convidámos a sala da Carolina para assistir à nossa comunicação. Partilhámos as nossas descobertas e depois brincámos juntos na nossa caixa de dinossauros.



Foi um percurso maravilhoso e um privilégio, este de os acompanhar num projeto tão rico. 

Sem comentários:

Enviar um comentário