sábado, 12 de janeiro de 2019

Afinal o Gato

Esta semana tivemos a peça "Afinal o Gato", da Associação, na nossa escola. Esta peça é um espetáculo de promoção da leitura para bebés e crianças, com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e imagem de Mafalda Milhões. 

A partir da frase  “Gato que brincas na rua como se fosse na cama” tudo começa. Entre músicas, poemas, frases, expressões fomos convidados a entrar na peça e a perguntar: "Mas afinal onde está o gato? Dentro do sapato? Dentro do poema? Dentro do livro? Dentro de nós?" 


Um dos objetivos primordiais da escola é oferecer às crianças experiências culturalmente ricas e variadas. A riqueza das experiências culturais que vivemos na infância, influenciam o interesse de cada um de forma avassaladora. O acesso à cultura é uma das nossas missões. Sem a cultura a escola não passa de um lugar vazio, sem sentido. É por este motivo que procuramos promover na creche, pelo menos uma vez por mês uma atividade/experiência cultural significativa.

Depois de nos deixarmos envolver na peça e de trazermos para dentro da sala as canções que ilustram o espectáulo, trabalhámos o poema de Fernando Pessoa. 


O poema exposto na parede, serve de mote à lenga-lenga cantada que, de vez em quando, nos lembramos de trautear. Que bom é ter Fernando Pessoa à distância de um olhar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário