segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Matemática com legos

As brincadeiras à volta do lego são sempre muitas e é nos vários momentos de jogo que lhes descubro interesses matemáticos, sejam eles à volta das cores ou do número. Esta semana, numa das tardes da nossa agenda, coloquei no chão uma cartolina preta e várias peças de lego escolhidas com um propósito. Rapidamente, quando eles regressavam do lanche, sentaram-se, em jeito de roda, à volta das peças e começaram as observações:


- Estão aqui peças verdes…eu já fiz um avião - disse o Miguel Santos
-  E aqui há vermelhas. - apontou a Maria Estima. 
- Só há uma peça branca - observou o Xavier. 
- E aqui há azuis - disse a Francisca. 
- Há laranjas - disse o Miguel Santos -  e amarelas temos duas - continuou a Maria Dias - e há quatro verdes. - concluiu o Eduardo. 
- Vermelhas são 5 - disse a Maria Estima…e laranjas são 3 - afirmou o Miguel Carola. 
- Azuis são...1, 2, 3, 4, 5, 6, são seis - contou a Francisca. 
- Há peças diferentes: uma peça verde pequena e uma grande - observou o Miguel Santos. Esta e esta têm forma de retângulo e esta é um quadrado - acrescentou a Maria Estima 
- Se esta é grande e esta é pequena…qual é esta? - perguntei lembrando a história dos 3 ursos. 
- É média - respondeu a Maria Estima. 
.- Muito bem e agora se juntássemos as peças de legos por cores…pode ser? - desafiei. 


Depois de juntarmos as peças por cores e percebermos que todas tinham número diferente, a Patrícia sugeriu agruparmos as peças. Foi assim que surgiu, com muita brincadeira e diálogo à mistura, o conceito de conjunto.  


E depois de fazermos os conjuntos com o apoio do adulto, foi a vez das crianças repetirem a brincadeira e consolidarem os conceitos de número, conjunto e relembrarem as cores.


Em Creche, a construção comparticipada de conceitos, acontece, em grupo e através da brincadeira, num momento lúdico e de jogo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário