quarta-feira, 1 de abril de 2009

Oficina de Contos

No dia da dinamização da hora do conto utilizámos um novo material para contar histórias e adorámos. Criámos uma história super original que agora estamos a passar para o papel, para construirmos um livro. Foi um fartote de riso e a história ficou o máximo!!!

4 comentários:

  1. O Tiago disse logo que tinha escolhido o arco íris. Também disse que esta forma de contar a história que foi muito gira.
    Eu imagino o que se riram.
    Bjs
    Xana

    ResponderEliminar
  2. Pelas imagens pensei logo na “Arca dos Contos” (Maria Teresa Meireles, da Apenas) que é um jogo de cartas inspirado no imaginário dos contos tradicionais. Estas, são cartas que se dividem em vários grupos - personagens humanas, animais, espaços, objectos mágicos… (11 grupos no total) - e cada jogador tem que tirar uma carta à sorte de cada um desses grupos e construir a partir daí uma história. Com imagens sugestivas e palavras poderosas, as cartas têm como objectivo pô-los(nos) a contar “estórias”, exercitando, claro, a imaginação de cada um.

    Descobrimo-lo com a nossa amiga Eduarda e tenho-o como um verdadeiro entretém, para miúdos e graúdos ;-)

    Será assim que funciona a “Oficina dos Contos” da Marta? Bom, seja como for, só o título transmite bem a ideia de “arregaçar as mangas” e dar asas à imaginação.
    Bons contos! (vamos querer saber mais...)

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia... É precisamente assim que funciona a oficina de contos. Temos 7 conjuntos de cartas com categorias diversas. A criança tira a carta à sorte e a partir daí vai construindo a história. As categorias são: "Um herói" ; "Um desejo" ; "Um amigo" ; "Um objecto" ; "Um lugar" ; "Um mau" ; "Uma situação final". É mesmo muito divertida esta oficina de contos e de uma riqueza extraordinária. Não conheço esse outro material "A Arca dos Contos" mas já fiquei curiosa, devo confessar! Obrigada pela partilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Marta, levo a Arca já amanhã, se quiser descobrir-lhe os tesouros que esconde…

    Entretanto os ecos da Oficina:
    Mãe: - então a Marta também tem umas cartas para os contos?!
    Filho: - sim tem, é uma Oficina ;) [breve pausa] sabes, na primeira história o “inimigo” (creio ter sido a primeira vez que lhe ouvi esta palavra…) era o ladrão, ele queria ir roubar o dinheiro e depois foi pedir ao João Fantasma a espada … mas depois não foi ao casamento do príncipe e da princesa, eles fizeram um grande baile.
    Mãe: - então e o final como foi?
    Filho: - É claro que o ladrão foi preso…
    [Pois sim, para quê dizer mais, será que a mãe não sabe estas coisas?? ;-)]

    ResponderEliminar