domingo, 22 de outubro de 2017

Dia da Alimentação

Na segunda-feira foi dia mundial da alimentação. Logo de manhã recebemos na sala a mãe da Francisca. A Ana é nutricionista e partilhou comigo a vontade que tinha de vir à sala falar sobre alimentação saudável. Pensámos juntas o que poderíamos fazer. No dia combinado a Ana chegou à nossa sala com um saco cheio de peluches e surpresas. E ainda trazia duas caixas enormes com imensas frutas e legumes. 


Deitámos mãos às caixas e fomos descobrindo o que havia por ali. A Ana ensinava o nome de cada legume. Pudemos cheirar, tocar, desfazer, experimentar... Foram tantas experiências ao mesmo tempo! 


Depois a Ana mostrou-nos uns cartões com as imagens e os nomes dos legumes e frutas que tinha trazido. Foi então que pudemos fazer algumas associações. Umas foram mais fáceis que outras. 


De seguida, eu e a Ana começámos a abrir e/ou a descascar as várias frutas que vinham numa das caixas. Pusemos tudo em pratos. Alguns pratos eram bastante artísticos e cativantes (Levámos à letra a expressão "Os olhos também comem!") e outros eram mais simples. O cheiro delicioso a fruta já se sentia por toda a sala e a cor da mesa convidava todos a experimentar estes alimentos. 


Seguiu-se um verdadeiro manjar com muitas experiências alimentares, que resultaram numa maior abertura por parte das crianças a experimentar diferentes e novos sabores. 

Mesmo antes da Ana se ir embora ainda fizemos uma caça à fruta/legume muito divertida. A Ana escondeu por toda a sala as frutas e legumes de borracha que tinha trazido e deixou uma taça vazia no centro das mesas. Quando entrámos na sala, foi hora do jogo começar. 


A manhã foi em cheio e a Ana deixou nos materiais para explorarmos e partilharmos toda a semana na nossa e nas salas vizinhas. Um grande obrigada à Ana por este dia. 

1 comentário:

  1. Não têm de agradecer! Foi com muito gosto que passei a manhã de dia 16 de Outubro - dia da alimentação - com toda a turminha da sala da Marta! Adorei explorar e brincar com vocês!
    Até à próxima aventura amiguinhos!

    ResponderEliminar