domingo, 20 de maio de 2018

Um dia na escola nova

Fomos passar o dia com os nossos amigos crescidos da escola nova. Fomos conhecer o espaço dos nossos irmãos mais velhos, daquela que será também, um dia a nossa escola. O dia começou com o acolhimento no recreio. E claro que já tínhamos toda uma trupe à nossa espera. Os manos mais velhos já tinham contagiado os amigos das suas salas sobre a nossa chegada. Havia toda uma preparação (até lábios pintados). Afinal não é todos os dias que se recebem "bebés" na escola! 



Assim que pudemos, fomos conhecer a sala onde íamos passar o dia. Tanta coisa para descobrir, tantos novos materiais, tantos livros... uma infinidade de possibilidades e descobertas! 








A maior descoberta foi perceber que da nossa sala há uma saída direta para o recreio! E o recreio... o recreio é pura diversão. Triciclos com fartura para fazer corridas com os amigos, um comboio de paletes feito pela sala da Carmo que possibilitou tantas brincadeiras, legos, pneus e tanto, tanto espaço para correr! 





Era meio da manhã quando nos convidaram a ir à sala da Carmo. Subimos ao piso de cima do edifício anexo e fomos descobrir todos os recantos desta nova escola. Na sala da Carmo fomos convidados a ouvir uma história e depois, pelas mãos dos nossos amigos crescidos, fomos plantar ervinhas. Que partilha deliciosa. 



Terminada a atividade na Sala da Carmo, descemos de novo para o recreio e lá encontrámos os meninos e meninas da Sala da Xana que nos convidaram a pintar com as mãos. Na mais pura forma de liberdade de expressão pintámos a muitas mãos, partilhámos cores, gargalhadas, olhares, e confidências. Tão divertido que foi.


Estava a aproximar-se a hora do almoço e regressámos ao nosso recreio para mais umas brincadeiras. Que espaço fantástico para aproveitar e explorar ao máximo! 


Antes do almoço houve tempo para ouvirmos uma história. Claro que a escolha caiu sobre um dos nossos contos preferidos "O Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau". Foi um momento importante para um retorno à calma, antes da hora do almoço. 


Depois do almoço mais uma surpresa. A sala da Mónica veio oferecer-nos gelatinas que tinham preparado, gentilmente, no dia anterior. O engraçado foi que não se limitaram a oferecer-nos as gelatinas. Algumas meninas e meninos desta sala quiseram dar a gelatina a cada um dos meninos e meninas da nossa sala. Foi com bastante agilidade e de uma forma tão espontânea que não resistimos às fotos deliciosas que marcaram este momento. 


Seguiram-se os momentos de higiene e sesta que assegurámos que fossem para todos momentos tranquilos, para seguimos com uma tarde repleta de mais brincadeiras e boas surpresas. 


O dia ficou marcado pela operacionalização dos princípios e valores que mais privilegiamos na nossa escola. As palavras que marcam o dia são a cooperação, a partilha, a convivência geracional, a amizade, o trabalho de equipa. Um especial obrigada a quem nos recebeu tão bem, às famílias por confiarem sempre e a todos os que tornaram este dia possível. De coração cheio. 

1 comentário:

  1. Bom dia Marta!

    Não tive oportunidade de o dizer, mas de qualquer forma fica aqui o meu comentário.
    Gostei imenso de ouvir no congresso do MEM. Há algum tempo que acompanho o teu blog e o teu trabalho e conhecer a tua prática foi muito positivo.
    Só tenho pena que a tua sala fique tão longe, pois seria com muito grato que a escolheria para a educação da minha filha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar