Há umas semanas decidimos fazer em parceria - a nossa sala e a sala da Carolina - uma área de experiências/ciências. Seria uma área partilhada entre as duas salas. Uma área onde podemos fazer descobertas, observações e encontrar outros pares de brincadeira. Começámos por procurar materiais que fariam sentido para esta área. Tínhamos alguns que vinham do ano passado, de partilhas que foram acontecendo e depois apareceram mais alguns objetos que eu e a Carolina trouxemos para provocar novas descobertas nas crianças. Alguns, percebemos logo o que eram, mas houve uma "coisa" que ali apareceu, que ninguém sabia o que era. Observámos, tocámos, formulámos hipóteses ("Será uma flor?" ; "Não, é muito duro!" "Pica" ) e depois...
... a sugestão apareceu: "Vamos perguntar às outras salas?". Algumas crianças da minha sala e outras da sala da Carolina foram até ao edifício do pré-escolar e do 1º ciclo e colocámos a questão a crianças mais velhas. As hipóteses continuaram a surgir: "Será uma couve flor!" "Ou só uma couve!" "É um ser vivo, mas está morto!", "Parece uma alga do mar!" , "É onde vive o Nemo!" ," É um coral!" "São espinhos!"
Voltámos à nossa sala, com muitas ideias e um livro emprestado, pela sala da Mariana, debaixo do braço. Eu imprimi em imagens as hipóteses que tínhamos recolhido. Um pequeno grupo, juntou-se à volta da mesa e entre as imagens impressas e o objeto que tínhamos à nossa frente, chegámos à conclusão que era um coral. Vimos no livro o que eram corais e registámos as nossas descobertas.
A sala da Mariana emprestou-nos mais pedaços de corais que tinham para observarmos. Depois de tantas descobertas, fomos partilhar o nosso conhecimento com a sala da Carolina, num momento de comunicação.
E quando temos dúvidas sobre o caminho que percorremos,
basta olharmos para as crianças e seguirmos atrás delas, porque afinal
"Todo o trabalho humano requer a idealização de um projeto" Sérgio Niza.
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