sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Uma escola que é um espaço de encontros

Mudámo-nos para a escola nova há pouco mais do que um mês e já sentimos que a possibilidade de encontros duplicou... nesta escola temos uma infinidade de oportunidades de encontros com outros pares, outros adultos e crianças mais velhas. Hoje vamos falar sobre os convites que temos recebido e que nos têm enchido o coração.

A primeira proposta veio da Sala da Xana. Os irmãos mais velhos queriam convidar os seus irmãos mais novos para uma atividade que eles próprios tinham feito há uns anos na creche e que os tinha marcado de forma especial. Assim a ideia começou. Cedo percebemos que algumas crianças não tinham irmãos na escola, então estas propuseram convidar outros amigos da creche para os poderem guiar neste desafio. No dia marcado seguimos até à sala da Xana e nem queríamos acreditar. Por todo o lado havia massa mágica colorida para brincar. Começámos a medo, depois mais expansivos e no final cheios de cor por todo o lado. Foi uma manhã de muita diversão.





Uns dias mais tarde outro convite. Desta vez, pelas mãos das crianças da Sala da Mónica. Queriam nos convidar para fazermos pintura de borboletas. Uma técnica que a Maria tinha aprendido em casa e partilhado na sala. No dia marcado eles vieram buscar-nos à sala e de mãos dadas subimos as escadas. Quando chegámos, sentimos o afeto e o cuidado com que todas as crianças mais velhas conduziam a atividade com os mais novos. Não foi um "fazer por eles", foi um "fazer com eles" e isso marca todo o momento. O trabalho que se desenvolve diariamente na nossa escola culmina aqui... neste respeito pelo o outro seja em que momento for. 


Fizemos as pinturas, tal como as crianças da sala da Mónica nos explicaram, encantámo-nos com a surpresa e o espanto do momento em que abrimos as folhas e vimos o resultado. E depois... depois fomos convidados a brincar em cada uma das áreas desta sala e usufruir da companhia dos nossos novos amigos que nos proporcionaram momentos tão deliciosos. 



Às vezes os encontros acontecem de pequenos momentos. Momentos menos organizados, menos pensados mas igualmente importantes.  São encontros espontâneos que proporcionam a felicidade de quem se encontra. A Maria recebeu a visita da mana na nossa sala e quis mostrar-lhe como gosta de brincar no faz-de-conta. Que momento tão especial viveram as duas. 


“A Creche é um espaço de educação em que o encontro com o outro, a brincadeira, a ampliação dos repertórios linguísticos, sociais e culturais acontece de forma privilegiada, mediante a acção social pelo corpo, pelas trocas e pela descoberta”

(Ângela Coutinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário