terça-feira, 3 de março de 2009

Fomos às compras



... na sexta-feira e ontem fizemos uma belíssima salada de frutas que apesar das contas deles (meia laranja para cada menino, meia banana para cada menino, etc.) só darem para a nossa sala comer, a verdade é que a salada deu para mais duas salas. Porque será? Foi muito engraçado eles perceberem que a quantidade que eles pensavam só dar para eles, dava afinal para muito mais. E aqui começam as contas e a emergência da matemática...

3 comentários:

  1. Que giras estas excursões às compras. Sobre a salada de frutas já sabia que fica muito bem com umas gotinhas de limão, apesar dele ter dito logo que não gosta de limão (mas só umas gotinhas tudo bem).

    Agora depois de ter lido a explicação sobre as contas feitas para saber a quantidade de fruta a comprar já percebo o comentário que ouvi cá em casa no outro dia: precisamos de 38 bagos de uvas para a salada de fruta.

    Realmente meia peça de fruta para cada menino, dá para dar salada às outras salas. Além das contas já vão percebendo de economia doméstica ;-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Esta salada de frutas estava deliciosa! A nossa sala foi uma das presenteadas com uma sobremesa confeccionada pelos amigos da sala da Marta! Muito obrigada e continuação de bons raciocínios lógico-matemáticos... :)

    ResponderEliminar
  3. Que fotos tão engraçadas! Espero que tenham feito boas compras, olhado e apalpado a fruta com atenção. Quanto à salada, o David apenas disse que só gosta “com dois frutos” :( e depois, como que a propósito, perguntou – e quando é que eu posso fazer uma “corrida de panquecas”? Claramente um eco (mais uma vez) das aulas de inglês. E lá fomos investigar um pouco melhor o dia do “Pancake Race”, sabem o que é? Em Inglaterra é tradição fazerem-se panquecas na Terça-feira de Carnaval, para que se possa usar a maior quantidade possível de ovos, açúcar, leite e farinha, já que no dia seguinte, Quarta-feira, começa a Quaresma, que na tradição cristã é um período dedicado ao jejum. Ora, neste dia, é hábito não só comer como participar em corridas de panquecas, onde os participantes devem lançar uma panqueca ao ar e apanhá-la na frigideira repetidas vezes ao mesmo tempo que correm.
    Oh Marta, e que tal uma corridinha de panquecas com tod@s os meninos de frigideira em punho? Seria divertimento na certa e no final, com açúcar e canela, já estou a imaginar…Quem sabe se não será numa próxima manhã de culinária?!

    ResponderEliminar